Pedro Prado é diretor criativo da F/Nazca Saatchi&Saatch em São Paulo, e achou um tempinho entre um job e outro para dar umas dicas de como fazer títulos melhores. Ele já ganhou inúmeros prêmios (veja aqui) e tem um portfólio que é uma aula a parte de redação publicitária (veja aqui). Com vocês, Pedro Prado:
Títulos bons são difíceis de encontrar.
E isso não tem nada a ver com “hoje em dia”.
Sempre foram.
Exigem tempo, trabalho, suor e alguma sorte.
Repare no verbo: encontrar.
Geralmente, não se faz ou se escreve um bom título.
Se descobre.
Os bons títulos, via de regra, tomam partido, soam ácidos, são despretensiosos, verdadeiros, confortam, parecem cúmplices de quem lê.
“Como é que eu nunca pensei nisso antes?”. “Como é que eles sabem?”
Os bons títulos, via de regra, não seguem regras.
Ler anuários, textos e livros ajuda?
Um pouco.
No mínimo, ajuda a separar o inédito do clichê (por vezes um clichê obscuro).
Para mais ajuda, observe, pense, analise.
Leia a vida.
É ela a melhor fonte.
E, claro, ore.