Desta vez foi o Samir Mesquita quem veio no blog dar dicas de como escrever títulos fodas. São 4 dicas diretas, simples e essenciais, que outros redatores já falaram muito aqui.
4 dicas para escrever grandes títulos:
1) Leia, leia, leia. Literatura, filosofia, artigo científico, revista de fofoca. Tudo pode virar argumento para um título.
2) Escreva, escreva, escreva. Escreva quantos títulos conseguir para o job. Uma palavra puxa outra, um título puxa outro. Nunca se dê por satisfeito.
3) Forma é conteúdo e conteúdo é forma. Encontre o que tem de ser dito e explore formulações.
4) Faça exercícios de alongamento para os pulsos e dedos frequentemente para não ter tendinite no futuro.
E aí, pessoal.
Cadê as atualizações?
Os jobs não estão deixando! Mas vou tentar correr atrás mais!
Só o que posso dizer é que foi bem espirituoso. Trato os títulos de forma diferente. Como professor de Português tenho a difícil missão de avaliar o título das redações dos meus alunos e não consigo ver nada que me atraia no sentido literário, como arranjo de palavras, com sensibilidade. Claro que isso é culpa da falta de modelos que eles têm. Sem ler, sem conhecer a cultura, vamos na contramão do ideia. Junte-se a isso o fato de que o Enem nem cobra mais o título e, por isso, ele acabou sendo considerado um acessório e, como todo acessório, dispensável.