Quem está no caminho da redação publicitária com certeza conhece o nome André Kassu. Um redator muito foda que já faturou muitos leões em Cannes (inclusive GP), já trabalhou para as agências mais admiradas do mundo, quase virou músico de blues ao invés de redator, nada como terapia, escreve mais do que só títulos e é dono de um dos textos mais admirados aqui do blog. E o melhor: é extremamente acessível, simpático e, com a maior consideração do mundo, escreveu dicas valiosas de como fazer bons títulos (obrigado Kassu!). Então senta e abre o caderno que a aula vai começar.
O bom título é um comentário roubado, um diálogo da rua pescado sorrateiramente. Ele foge dos que não observam a vida real e acreditam que a verdade mora apenas nos anuários. Você pode ler todos os livros e manuais de propaganda, mas só chegará ao refinamento quando aprender a observar em volta.
O bom título exige que você pense em cada palavra para que ele soe natural. Com tanta coisa boa já criada, o cuidado na escolha de um artigo pode ser crucial. Arrisque nas formulações, nas estruturas mais estranhas. Fale os seus títulos em voz alta (ok, pode falar baixinho para não soar louco). Perceba se ele tem alguma trava, se as vírgulas estão bem posicionadas